About the Artist
Abraão Batista was born on April 4th, 1935 in Juareiro do Norte, the state of Ceara, Brazil. He is renowned for both his poetry and his woodcuts. He is known for satiric nature of his folhetos, which often incorporate figures and themes from mass culture and curtent events. These include such titles as "The meeting of Lampião with Kung Fu in Juazeiro, Ceará", and " Os sexorais do Presidente Bil Clintom namorador e Monica Levinsque", about the "Philandering of Bill Clinton with Monica Lewinsky", and "9/11".
The following bio is avbailable online (in Portuguese) at <http://grupodeestudosequipe1.blogspot.com/2010/08/biografia-de-abraao-ba...
Abraão Batista nasceu em Juazeiro do Norte, Ceará, em 4 de abril de 1935. Filho de mãe pernambucana e pai potiguar. É professor universitário aposentado, com formação em farmácia.
Começou sua atividade como poeta popular e xilogravador no ano de 1968, quando o Papa caçou 44 santos católicos. Aproveitando este acontecimento como tema produziu “A entrevista de um jornalista de Juazeiro do Norte com os 44 santos caçados”, que foi um grande sucesso. Juazeiro é uma terra marcada pela religiosidade de seu povo, identificada na fé ao Padre Cícero, e pela densa produção cultural, na literatura, na música, nas danças folclóricas, e no artesanato, que exploram sempre os elementos da natureza, os protetores divinos e as figuras sociais lendárias, tais como o próprio Padre Cícero e Lampião.
Apesar de nunca ter sobrevivido da literatura, ele se dedicou a uma produção intensa que já chegou a 190 títulos de cordel e é uma das figuras mais representativas da literatura de cordel, do artesanato popular tradicional e da cultura de raiz como um todo.
Leva sua produção para várias regiões do Brasil e do mundo, herdeiro dos grandes cordelistas e do Mestre Noza, mestre maior do artesanato Juazeirense, é fundador do Centro de Cultura Mestre Noza e da Associação dos Artesãos do Padre Cícero, que congregam vários artesãos, contribuindo para a organização e valorização da atividade de artesanato na cidade. Sua obra mais famosa é: "O Homem que Deixou a Mulher para Viver com uma Jumenta na Paraíba".
Atualmente ele mantém uma coluna no site www.juanorte.com.br, site de um jornal da região do Cariri.
Por Guilherme Rizzo